segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pavlova: o suspiro russo


A pavlova é uma sobremesa deliciosa, crocante por fora e macia por dentro, que pode ser feita em formato de bolo ou então individuais como na foto acima. Foi batizada assim em homenagem a uma bailarina russa, chamada Ana Pavlova e a receita nada mais é que um merengue assado em temperatura baixa e isso no bom português quer dizer: suspiro!

Essa sobremesa que faz muito sucesso em eventos é leve e tem um equilíbrio do doce do merengue, o chantilly e o azedo/ácido das frutas.

Segue a receita para vocês testarem em casa!

Pavlova

4 unidades clara
250 gramas açúcar
2 colheres chá de amido de milho
1 colher de chá de vinagre de vinho branco

Modo de preparo: 
1. Pré aqueça o forno a 180graus e forre uma assadeira com papel manteiga.
2. Bater as claras em neve e colocar o açúcar aos poucos (uma colher por vez) até atingir uma mistura brilhante e firme.Pare de bater e coloque o amido e vinagre com uma colher.
3.Coloque a mistura na forma formando uma torta ou coloque em um saco de confeiteiro e forme pequenos ninhos de merengue.
4.Abaixe a temperatura para 150 graus e asse por 1 hora ou até que esteja bem durinha por fora. Deixe sua pavlova no forno com a porta aberta até que esfrie totalmente. 

Dica! Sirva com frutas frescas da estação (vai bem com frutas vermelhas, manga, maracujá, kiwi e até uma salada de frutas) e chantilly ou mascarpone batidos.


2 comentários: