sexta-feira, 6 de junho de 2014

Souflê de Chocolate

Essa foto fez tanto sucesso no Instagram que estou postando para vocês aqui. Ainda tenho que fazer novos testes, mas espero que vocês façam também e me contem como ficou e assim podemos trocas informações.

A receita é da Carla Pernambuco, chef que amo e admiro desde que comecei a cozinhar. Tenho todos os livros dela e reproduzo várias receitas.


Souflê de Chocolate
Receita do livro As doceiras de Carla Pernambuco e Carolina Brandão

2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3/4 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate meio amargo picado
4 gemas 
4 claras
1/4 xícara de açúcar

Modo de preparo

  1. Numa panela, derreta a manteiga no fogo baixo Junte a farinha e misture bem. Cozinhe por cerca de 5 minutos e adicione o leite mexendo com um batedor de mão para não empelotar. Retire do fogo.
  2. Bata as gemas até esbranquiçar.
  3. Acrescente o chocolate picado à mistura e por último as gemas e mexa.
  4. À parte, bata as claras com o açúcar até formar picos firmes.
  5. Incorpore as claras aos poucos ao chocolate.
  6. Deixe esfriar por cerca de 20 minutos.
  7. Distribua em 8 forminhas individuais próprias e deixe um espaço de 1 cm até a borda.
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus e asse por cerca de 12 minutos ou até dourar toda a superfície.
Dica: Eu fiz a metade da receita (deram 2 potinhos grandes)
e deixei na geladeira até a hora que queria servir. Deixando na geladeira, o tempo no forno alonga para aproximadamente 20 minutos.

4 comentários: